O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, visitou a região de Lviv, no oeste do país, no sábado, o 500º dia da invasão russa. Ele agradeceu aos soldados que estão participando da contraofensiva contra as forças russas.
Zelenskyy disse: “500 dias de luta pela liberdade e independência da Ucrânia”. Ele acrescentou: “A Ucrânia sempre será grata a todos que lutam por ela”.
O Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia disse no domingo que a luta feroz continua na região oriental de Donetsk. Ele disse que “os defensores ucranianos repeliram todos os ataques nas proximidades da cidade de Maryinka”.
Também disse que as forças ucranianas estão continuando as operações ofensivas em Melitopol, uma das principais cidades da região sul de Zaporizhzhia, e na cidade portuária de Berdyansk, de frente para o Mar de Azov.
O Ministério da Defesa da Rússia divulgou no sábado um vídeo que, segundo ele, mostra o Ministro da Defesa Sergei Shoigu visitando campos de tiro no distrito militar do sul. Ele teria inspecionado o treinamento de unidades recém-formadas de pessoal de serviço contratado.
Um grupo de reflexão dos EUA, o Institute for the Study of War, disse no sábado que “as forças ucranianas garantiram e mantiveram a iniciativa e estão conduzindo operações de contraofensiva ao longo da maior parte da linha de frente”. Acrescentou que as forças russas estão “concentradas quase que inteiramente na tentativa de manter as terras ucranianas que ainda ocupam”.
- Líderes europeus participarão de negociações de paz em Washington - 18 de agosto de 2025 4:46 am
- Trens e voos lotam com retorno do feriado Bon no Japão - 18 de agosto de 2025 1:43 am
- Cinco montanhas de Kyoto iluminam o céu no festival Gozan - 18 de agosto de 2025 1:22 am