A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse que pretende discutir maneiras de fortalecer o apoio à Ucrânia com os outros chefes de finanças do G20.
Yellen falou a repórteres em Gandhinagar, no oeste da Índia, no domingo (16). A Índia sediará uma reunião de dois dias dos ministros das finanças e dos presidentes dos bancos centrais do G20 a partir de segunda-feira (17).
Yellen observou que o principal tópico da reunião será redobrar o apoio dos membros do G20 à Ucrânia, uma vez que o país continua a se defender contra o que ela chamou de “ataque ilegal e não provocado” da Rússia.
Ela disse que os Estados Unidos continuarão a cortar o acesso da Rússia aos equipamentos e tecnologias militares que Moscou precisa para travar uma guerra contra a Ucrânia.
Ela acrescentou que os EUA e sua coalizão reprimirão os esforços da Rússia para escapar das sanções.
Yellen disse que os membros do G20 também discutirão a reestruturação da dívida das economias emergentes, já que seus problemas de dívida foram agravados pela inflação.
Com relação à China, Yellen expressou esperança de melhores relações bilaterais, mas disse que seria “prematuro” eliminar as tarifas sobre os produtos chineses que foram impostas pelo governo do ex-presidente Donald Trump.
- Preço alto faz mercado japonês reduzir compra de arroz novo - 18 de outubro de 2025 12:42 am
- Chiquinha Gonzaga inspira em edição especial do programa O Sul em Cima 31/2025 na Rádio Shiga - 18 de outubro de 2025 12:34 am
- Japão prende líder de grupo de golpes baseado no Camboja - 18 de outubro de 2025 12:26 am