A Ucrânia e a Rússia estão em desacordo sobre a situação da usina nuclear de Zaporizhzhia. Kiev diz que as tropas russas colocaram objetos semelhantes a explosivos no local. A Rússia diz que o lado ucraniano está planejando um ataque à usina.
O Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia disse na terça-feira (4), que objetos que se assemelham a dispositivos explosivos foram colocados nos telhados dos reatores nº 3 e 4 da usina.
O presidente, Volodymyr Zelenskyy, alertou, em uma mensagem de vídeo, sobre uma possível sabotagem russa na usina. Ele enfatizou que é responsabilidade de todos no mundo impedir a ação da Rússia.
A diretoria de inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia disse anteriormente que os russos estão planejando um ataque terrorista à usina. Também disse que o lado russo notificou os funcionários da usina para evacuarem até quarta-feira.
Na quarta-feira, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse à mídia nacional que Zelenskyy pretende realizar um ataque terrorista à usina.
O think tank americano Institute for the Study of War disse na terça-feira (4), que a Rússia provavelmente está concentrada em acusar a Ucrânia de ações irresponsáveis em torno da usina e é improvável que gere um incidente radiológico neste momento.
O instituto diz que existe a possibilidade de provocação por parte dos russos, na usina, como parte de sua operação de informação antes da cúpula da OTAN, marcada para a próxima semana na Lituânia.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















