A Ucrânia afirma que tomou a iniciativa na frente de batalha enquanto continua sua contraofensiva, enquanto a Rússia parece estar atolada em confusão após uma tentativa de rebelião do Grupo Wagner.
Na Rússia, a atenção, agora, está voltada para as medidas que o líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, tomará em seguida e para o paradeiro de um dos principais comandantes militares russos, que supostamente tinha conhecimento antecipado dos planos de rebelião de Prigozhin.
Valerii Zaluzhnyi, o comandante-chefe das forças armadas da Ucrânia, disse na mídia social que teve uma conversa telefônica com o presidente do Estado-Maior Conjunto dos EUA, general Mark Milley. Ele teria dito a Milley que as forças ucranianas “conseguiram tomar a iniciativa estratégica na frente e estão avançando”.
Ele também disse que as forças russas foram muito danificadas, apesar de sua resistência.
Zaluzhnyi acrescentou que as forças ucranianas foram parcialmente bem-sucedidas em suas operações em direção a Melitopol, uma importante cidade na região sul de Zaporizhzhia, e Berdyansk, uma cidade portuária de frente para o Mar de Azov.
Enquanto isso, a agência de inteligência militar da Ucrânia anunciou na sexta-feira (30), que a Rússia está reduzindo gradualmente o número de funcionários na usina nuclear de Zapoirzhzhia, controlada pela Rússia.
Também disse que entre os primeiros a deixar a usina nuclear estavam três funcionários da empresa nuclear estatal russa Rosatom. O jornal disse ainda que os funcionários ucranianos que assinaram um contrato com a Rosatom também foram aconselhados a sair até 5 de julho. O pessoal que permaneceu na usina teria sido instruído a culpar a Ucrânia em caso de qualquer situação de emergência.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy disse na semana passada que a Rússia planeja um ato de terrorismo na usina.
- EUA e Coreia do Sul adiam parte dos exercícios militares para setembro - 8 de agosto de 2025 8:55 am
- Alerta de emergência para forte chuva emitido para província de Kagoshima - 8 de agosto de 2025 8:35 am
- Ex-funcionário da Tokyo Electron envolvido em caso de espionagem na TSMC - 8 de agosto de 2025 8:18 am