O Ministério da Defesa da China informou que as forças russas participarão, em breve, dos exercícios militares chineses no Mar do Japão. Aparentemente, a medida tem como objetivo manter os Estados Unidos e o Japão pressionados.
O Ministério da Defesa da China disse, no sábado (15), que o Comando do Teatro do Norte dos militares planeja realizar os exercícios na região central do Mar do Japão.
O ministério disse que a Rússia enviará unidades de sua marinha e força aérea. Ele não informou quais tipos de navios e aeronaves participarão, ou o local exato dos exercícios.
O Ministério da Defesa disse que os exercícios conjuntos foram projetados para elevar ainda mais a capacidade de coordenação das duas forças armadas.
Também disse que os dois países pretendem fortalecer suas capacidades para salvaguardar, conjuntamente, a paz e a estabilidade regionais e responder a vários desafios de segurança.
O presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente russo, Vladimir Putin, disseram em uma declaração após sua cúpula em março que os dois países realizarão patrulhas e exercícios militares conjuntos regulares.
Em junho, os ministérios da defesa da China e da Rússia anunciaram que suas forças aéreas realizaram patrulhas conjuntas sobre o Mar do Japão e o Mar da China Oriental.
- Coreia do Sul agradece apoio do Japão após pouso de emergência - 1 de fevereiro de 2026 2:10 am
- Economia de Taiwan cresce 8,63% e atinge maior alta em 15 anos - 1 de fevereiro de 2026 2:01 am
- México alerta que tarifa dos EUA pode gerar crise em Cuba - 1 de fevereiro de 2026 1:54 am
















