A Rússia informou que iniciou uma patrulha naval conjunta com a China no Oceano Pacífico na sexta-feira (28). Essa é a última de uma série de manobras militares conjuntas dos dois países.
O Ministério da Defesa da Rússia diz que os destróieres e corvetas de sua Frota do Pacífico estão participando da patrulha, enquanto a China está enviando destróieres e outros navios de guerra.
O ministério diz que os dois lados praticarão a navegação em várias formações operacionais, fornecendo água e combustível um ao outro, bem como verificando os procedimentos para decolagens e aterrissagens de helicópteros.
O Ministério da Defesa da China disse na quarta-feira (26), que a patrulha conjunta será realizada nas partes oeste e norte do Oceano Pacífico.
A Rússia e a China concordaram em realizar patrulhas conjuntas regulares e exercícios militares quando seus líderes realizaram uma cúpula em março.
Em junho, as forças aéreas dos dois países realizaram uma patrulha conjunta sobre o Mar do Japão e o Mar da China Oriental. Suas marinhas também realizaram exercícios conjuntos na semana passada no Mar do Japão.
A Rússia e a China estão intensificando sua cooperação militar por meio de uma série de manobras, aparentemente para combater os Estados Unidos e o Japão, entre outros.
- Trump e Putin se encontram no Alasca para discutir cessar-fogo - 16 de agosto de 2025 4:57 am
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am
- Enchentes-relâmpago matam mais de 40 na Caxemira indiana - 16 de agosto de 2025 1:34 am