As autoridades meteorológicas do Japão alertam que os riscos de desastres causados por chuvas fortes podem aumentar repentinamente à noite, pedindo às pessoas nas províncias de Kyushu e Yamaguchi que passem a noite de sexta-feira em locais seguros.
Em uma coletiva de imprensa conjunta com o Ministério da Terra na sexta-feira, o funcionário da Agência Meteorológica, Tachihara Shuichi, disse que a chuva forte fez com que o solo amolecesse e os níveis dos rios subissem do oeste do Japão para Tohoku.
Ele alertou que há previsão de chuva torrencial em amplas áreas do oeste ao norte do Japão até sábado, e faixas de nuvens que trazem chuva torrencial podem se desenvolver sobre Kyushu e Yamaguchi.
Tachihara pediu que as pessoas nessas regiões acessem o serviço de informações sobre desastres da agência, chamado Kikikuru, que está disponível na Internet, e passem a noite em centros de evacuação ou em outros locais seguros.
Ele disse que, se for considerado muito perigoso sair, as pessoas devem permanecer nos andares superiores de edifícios resistentes.
Espera-se que uma frente de chuva sazonal estacionária traga chuvas fortes a partir de domingo.
Omatsu Satoshi, funcionário do Ministério da Terra, disse que quando a chuva continua por dias, os níveis dos rios continuam subindo depois que a chuva se torna mais fraca e mesmo uma chuva leve pode aumentar os riscos de inundação.
Ele pediu que as pessoas consultassem os mapas de risco para verificar quais são os riscos em suas comunidades.
O ministério anunciou que 13 represas nas prefeituras de Fukuoka, Oita, Kumamoto, Ishikawa e Nagano começaram a liberar água para se prepararem para as chuvas.
O ministério adverte que os níveis de água podem subir rio abaixo, mesmo que não esteja chovendo.
Ele pede que as pessoas ao longo dos rios se mantenham atualizadas com as informações mais recentes.
- EUA e Coreia do Sul adiam parte dos exercícios militares para setembro - 8 de agosto de 2025 8:55 am
- Alerta de emergência para forte chuva emitido para província de Kagoshima - 8 de agosto de 2025 8:35 am
- Ex-funcionário da Tokyo Electron envolvido em caso de espionagem na TSMC - 8 de agosto de 2025 8:18 am