O exército britânico está treinando soldados ucranianos para o uso de artilharia autopropulsada e outras armas. Os repórteres tiveram permissão para assistir parte de uma sessão na quinta-feira (27), em Wiltshire, no sul da Inglaterra.
Cinco dos canhões autopropulsados do exército britânico, AS90s, foram usados no exercício. Os soldados aprenderam a carregá-los e a dispará-los.
Os soldados estão treinando há sete semanas. O exército britânico espera que os estagiários compartilhem seus conhecimentos com outros soldados em seu país. Eles acreditam que isso melhorará a capacidade de combate da Ucrânia.
A Grã-Bretanha forneceu à Ucrânia mais de 30 AS90s. Se eles forem usados de forma eficaz, isso poderá servir para fortalecer as forças de artilharia que operam em colaboração com as unidades de tanques. Essas forças precisam ser reforçadas para que as linhas defensivas da Rússia possam ser recuadas.
Um soldado ucraniano, de 46 anos, com experiência em construção, disse que poderá usar tudo o que aprendeu nos campos de batalha.
O capitão Richard Duggan, do exército britânico, disse que o AS90 é uma arma ofensiva. Ele disse que ajudará os soldados ucranianos a conduzir qualquer tipo de operação que desejarem realizar.
- Vietnã e China iniciam construção de nova ferrovia - 20 de dezembro de 2025 7:16 am
- Declaração sobre armas nucleares gera reação no Japão - 20 de dezembro de 2025 7:11 am
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am
















