As autoridades meteorológicas japonesas estão alertando que o risco de desastres naturais pode aumentar drasticamente em Akita, pois a previsão é de que chuvas recordes atinjam a província, no nordeste do país.
Os meteorologistas da Associação Meteorológica do Japão informaram que a previsão para a região de Tohoku é de chuva forte na província de Akita nos próximos dias.
Eles dizem que, durante 48 horas até domingo (16), espera-se que Akita receba até cerca de 400 milímetros de chuva.
As autoridades dizem que a quantidade prevista é quase equivalente à chuva que atingiu Akita em julho de 2017, quando as fortes chuvas trazidas pela frente sazonal causaram o transbordamento de rios e outros tipos de inundações.
Eles preveem que algumas partes da província poderão receber chuvas 1,5 vezes maiores do que as registradas nas áreas nos últimos 20 anos.
As autoridades dizem que exceder o limite de 1,5 vezes tende a marcar um aumento considerável no número de vítimas.
Eles também estão pedindo às pessoas das províncias vizinhas de Iwate e Aomori que fiquem atentas às atualizações meteorológicas, citando a incerteza na previsão dos locais das frentes e das áreas de chuva.
Um diretor da associação meteorológica, Honma Motohiro, alertou que mesmo chuvas menores poderiam causar um desastre em algumas áreas, pois a suscetibilidade a enchentes e deslizamentos de terra difere em cada região.
Ele pede que os moradores se preparem verificando os mapas de perigo e o risco de inundações, e confirmem as rotas de evacuação.
- Colégio Santos Dumont celebra Dia dos Pais em Shiga - 11 de agosto de 2025 6:33 am
- Festival Awa Odori reúne grande público no oeste do Japão - 11 de agosto de 2025 3:59 am
- Japão propõe nova zona econômica entre Índia e África - 11 de agosto de 2025 3:47 am