As autoridades meteorológicas japonesas informam que a temperatura na quinta-feira (6), atingiu o recorde deste ano, chegando a 36 graus Celsius no oeste do Japão. Eles estão aconselhando cautela contra a insolação nesta sexta-feira, já que as máximas diurnas, provavelmente, chegarão a 38 graus na região de Kinki, no oeste do Japão.
A Agência Meteorológica também está prevendo chuvas fortes para o oeste do Japão e a região de Hokuriku. Ela aconselha as pessoas a confirmarem para onde devem ir em caso de evacuação.
A agência disse que um sistema de alta pressão cobriu uma ampla área do oeste ao norte do Japão na quinta-feira. A cidade de Shimanto, na província de Kochi, teve a temperatura mais alta do país, com 36,7 graus. A cidade de Iwakuni, na província de Yamaguchi, registrou 36,3 graus e a cidade de Kyoto, 35,1 graus.
Nesta sexta-feira, espera-se que as máximas diurnas sejam mais altas. A previsão é de perigosos 38 graus na cidade de Toyooka, na província de Hyogo, e na cidade de Maizuru, na província de Kyoto.
As autoridades meteorológicas também preveem 37 graus nas cidades de Fukui e Fukushima; 36 graus nas cidades de Tottori e Nara; 35 graus nas cidades de Gifu, Maebashi e Yamagata; 34 graus nas cidades de Osaka e Nagoya e 33 graus no centro de Tóquio.
Recomenda-se cautela para evitar insolação. Pede-se às pessoas que usem adequadamente o ar-condicionado, bebam água regularmente, mesmo quando não estiverem com sede, evitem sair quando estiver quente e não façam exercícios físicos, exceto em casos especiais.
Espera-se que uma frente de chuva fique perto do Japão a partir de sexta-feira e permaneça ativa até a próxima segunda-feira, provavelmente trazendo chuvas fortes para as regiões de Kyushu e Chugoku, no oeste do Japão, e para a região de Hokuriku, no centro do país.
O solo em partes da região de Kyushu e da Prefeitura de Yamaguchi, no oeste da ilha de Honshu, foi solto e os diques podem ter sido danificados devido às fortes chuvas recentes. Isso pode aumentar rapidamente o risco de desastres se as chuvas se intensificarem.
Espera-se que a frente de chuva chegue ao leste e ao norte do Japão no sábado, trazendo chuvas para grandes áreas.
As autoridades estão pedindo cautela contra deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas e rios cheios. Eles recomendam que as pessoas consultem os mapas de risco para se prepararem antes de começar a chover.
Também aconselham conhecer as áreas de evacuação locais e manter-se atualizado com as informações meteorológicas mais recentes.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am