Hun Manet, o filho mais velho do primeiro-ministro do Camboja, Hun Sen, tem 45 anos e é um futuro candidato para o principal cargo político do país do sudeste asiático. Ele concorreu a uma cadeira parlamentar pela primeira vez nas eleições gerais de domingo (23).
Hun Manet nasceu em 1977. Ele se formou na Academia Militar dos Estados Unidos em 1999 antes de receber um doutorado em economia pela Universidade de Bristol, no Reino Unido.
Em dezembro de 2021, Hun Sen anunciou publicamente seu apoio ao comandante do exército Hun Manet para sucedê-lo como o próximo primeiro-ministro. O Partido do Povo Cambojano, no poder, também elegeu Hun Manet como seu futuro candidato ao cargo de liderança.
Hun Manet também aumentou sua presença diplomática em ocasiões como seu encontro com o primeiro-ministro japonês Kishida Fumio em Tóquio, em fevereiro de 2022.
Inexperiente como político, Hun Manet parece ansioso para se projetar como um homem amigável por meio da mídia social e outros meios. Isso contrasta fortemente com seu pai, que é frequentemente descrito como um líder autoritário.
Um vídeo divulgado por Hun Manet em 7 de julho o mostra prometendo trabalhar para proteger vidas, aumentar a posição internacional do país e elevar os padrões de vida. A primeira promessa aparentemente reflete a era Pol Pot, quando as autoridades mataram mais de 1,7 milhão de pessoas, ou cerca de um quinto da população do Camboja.
Algumas fontes diplomáticas japonesas dizem que Hun Manet pode se tornar um líder que adotará uma abordagem equilibrada para melhorar as relações não apenas com a China, mas também com os EUA e outros países.
Mas outros dizem que seu pai pode permanecer em uma posição-chave para manter sua influência mesmo depois de transferir o cargo de primeiro-ministro para seu filho.
- Calor extremo atinge áreas afetadas por chuvas no Japão - 14 de agosto de 2025 7:55 am
- Governo Trump revoga vistos de secretários do Ministério da Saúde relacionados com o programa Mais Médicos - 14 de agosto de 2025 7:51 am
- Memorial Restart Community completa 4 anos: um jardim de lembranças, respeito e esperança para famílias estrangeiras no Japão - 14 de agosto de 2025 5:57 am