Meios de comunicação independentes na Rússia estimaram o número de soldados russos mortos desde o início da invasão da Ucrânia. Eles dizem que o número de mortos chegou a mais ou menos 47.000, nos 15 meses, de fevereiro de 2022 até o final de maio deste ano.
Jornalistas do Meduza e do Mediazone dizem que o número é três vezes maior do que o número de tropas soviéticas mortas em mais de 10 anos de guerra no Afeganistão.
Para estimar o número de mortos na Rússia, os jornalistas colaboraram com um estatístico universitário para analisar registros acessíveis ao público.
O Ministério da Defesa da Rússia não divulgou um número oficial desde que informou, em setembro passado, que 5.937 soldados foram mortos, no que Moscou chama de operação militar especial.
Segundo os jornalistas, as autoridades russas estão trabalhando incansavelmente para ocultar os verdadeiros e crescentes custos da invasão para a Rússia.
O Ministério da Defesa britânico disse, na segunda-feira (10), que a Rússia sofreu, em média, cerca de 400 baixas por dia nos 17 meses desde o início da invasão.
Ele disse que muitos dos hospitais militares dedicados da Rússia estão sendo reservados para oficiais feridos. Acrescentou que um influxo de outras baixas militares “provavelmente prejudicou a prestação normal de alguns serviços médicos civis russos, especialmente nas regiões fronteiriças próximas à Ucrânia”.
- Ruth Iren Holand lança balada espiritual “You” - 28 de novembro de 2025 6:32 am
- Bauducco: Panettone, Chocotone e Tradição - 28 de novembro de 2025 6:04 am
- Programa O Sul em Cima, edição 37/2025,homenageia Lô Borges - 28 de novembro de 2025 5:33 am
















