Uma autoridade meteorológica japonesa disse que o risco de desastres é extremamente alto nas áreas do norte de Kyushu, onde foi emitido um aviso de emergência de chuva forte – o alerta mais alto possível. Ele está aconselhando os moradores a tomar medidas imediatas para garantir sua segurança.
A Agência Meteorológica do Japão realizou uma coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (10), após emitir o alerta para a província de Fukuoka.
Sugimoto Satoshi, funcionário da agência, disse que as áreas onde o alerta foi emitido provavelmente sofrerão chuvas fortes sem precedentes.
Ele disse que é altamente provável que desastres relacionados à chuva já tenham ocorrido, especialmente em comunidades onde foram previstos deslizamentos de terra ou inundações.
Ele também aconselhou os residentes que não puderem evacuar para os abrigos designados a exercer o máximo de cautela, transferindo-se para terrenos altos e permanecendo em edifícios longe de penhascos.
Sugimoto disse que a agência pode expandir o aviso de emergência para cobrir outros municípios, mas pediu aos residentes que não esperassem, pois seria tarde demais para evacuar.
Ele pediu que eles tomassem medidas proativas para proteger suas vidas e as de seus entes queridos com base nas informações das autoridades locais.
- Coreia do Sul agradece apoio do Japão após pouso de emergência - 1 de fevereiro de 2026 2:10 am
- Economia de Taiwan cresce 8,63% e atinge maior alta em 15 anos - 1 de fevereiro de 2026 2:01 am
- México alerta que tarifa dos EUA pode gerar crise em Cuba - 1 de fevereiro de 2026 1:54 am
















