As autoridades meteorológicas japonesas rebaixaram os alertas de emergência para chuvas fortes nas prefeituras de Oita e Fukuoka, em Kyushu, no sudoeste do país.
Mas eles ainda estão aconselhando os moradores a serem cuidadosos, depois que inundações e deslizamentos de terra mataram pelo menos três pessoas.
Toyoguchi Yoshiyuki, funcionário do Ministério da Terra, disse que o rebaixamento não significa que não haja mais perigo de enchentes ou deslizamentos de terra. Toyoguchi aconselhou as pessoas a ficarem atentas às informações de evacuação, para se manterem seguras.
Os bombeiros da cidade de Soeda disseram que uma mulher morreu e seu marido sofreu ferimentos leves quando um deslizamento de terra atingiu a casa do casal de 70 anos na manhã de segunda-feira (10).
Na cidade de Hirokawa, um homem foi declarado morto no hospital depois de ter sido encontrado dentro de um caminhão que foi parar em um canal de irrigação.
Os esforços de busca estão em andamento na cidade de Yabakei. As autoridades dizem que podem ter encontrado o carro de uma mulher que havia desaparecido em uma estrada ao longo de um rio, mas ainda não a localizaram.
Um deslizamento de terra na província de Saga atingiu duas casas. As autoridades informaram que três pessoas não foram encontradas. Uma delas foi encontrada sem sinais vitais.
Na cidade de Kurume, várias casas foram atingidas por um deslizamento de terra. As equipes de resgate dizem ter encontrado 10 pessoas no local, incluindo uma sem sinais vitais.
As autoridades estão alertando os moradores para que fiquem atentos. Há previsão de chuvas torrenciais em partes do norte de Kyushu e da Prefeitura de Yamaguchi até a noite de segunda-feira.
- Emerson Boy é atração do Sons do Brasil 536 na Rádio Shiga - 4 de agosto de 2025 12:07 pm
- Onda de calor perigosa persiste em várias regiões do Japão - 4 de agosto de 2025 11:42 am
- Navios chineses invadem novamente águas japonesas - 4 de agosto de 2025 11:36 am