O governo japonês pediu, novamente, a compreensão dos pescadores locais quanto à liberação planejada de água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi.
O ministro da Indústria, Nishimura Yasutoshi, participou de uma reunião da Federação das Associações de Cooperativas de Pesca da Província de Fukushima, na cidade de Iwaki, na terça-feira (11).
Nishimura disse que a Agência Internacional de Energia Atômica está comprometida em garantir a segurança da liberação. Ele acrescentou que é importante continuar a inspecionar os procedimentos para garantir a segurança e evitar danos à reputação.
A maior parte da reunião foi realizada a portas fechadas.
Segundo relatos, os pescadores pediram ao governo que explicasse suficientemente aos consumidores a segurança da liberação.
Após a reunião, o chefe da federação, Nozaki Tetsu, disse aos repórteres que considera seriamente o relatório do ministério como parte do processo para avançar com a liberação.
Nozaki disse que comunicou a Nishimura que se opõe ao plano, porque o governo prometeu não avançar com a liberação sem o entendimento das partes interessadas.
Ele acrescentou que, como o governo e a Tokyo Electric Power Company assumem a responsabilidade pela liberação, ela deve ser realizada sob um gerenciamento muito rigoroso.
Nishimura disse aos repórteres que os pescadores expressaram suas preocupações sobre os possíveis efeitos da liberação e que ele lhes disse que o governo trabalhará para que eles possam continuar pescando.
O ministro disse que não há nenhuma mudança no plano original de iniciar a liberação na primavera ou no verão deste ano.
A água usada para resfriar o combustível nuclear fundido na usina se mistura com a chuva e a água subterrânea. A água acumulada é tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, mas ainda contém trítio.
O governo planeja diluir a água para reduzir o nível de trítio para cerca de um sétimo do padrão da Organização Mundial da Saúde para a qualidade da água potável.
- Vietnã e China iniciam construção de nova ferrovia - 20 de dezembro de 2025 7:16 am
- Declaração sobre armas nucleares gera reação no Japão - 20 de dezembro de 2025 7:11 am
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am

