Os ministros de desenvolvimento urbano dos países do G7 estão realizando conversações de dois dias na cidade de Takamatsu, no oeste do Japão.
O evento começou no sábado (8), e os temas de discussão incluíram mudanças climáticas e desastres naturais. Os ministros também confirmaram que fortalecerão a cooperação em apoio à reconstrução da Ucrânia.
O ministro da terra do Japão, Saito Tetsuo, está presidindo a reunião. Ele disse que o mundo está enfrentando mudanças climáticas, perda de biodiversidade e uma crise energética. Ele acrescentou que as cidades onde a população e a infraestrutura estão concentradas podem enfrentar esses desafios de forma especialmente difícil.
Ele também disse esperar que a reunião discuta medidas eficazes para lidar com esses desafios e como os governos central e local podem trabalhar em conjunto com as partes interessadas.
Na sessão da manhã, que se concentrou nas mudanças climáticas, os participantes compartilharam sua preocupação com o fato de que os desastres naturais podem afetar negativamente a vida e a infraestrutura das pessoas.
Eles também trocaram opiniões sobre a garantia de espaços verdes e a descarbonização de edifícios para reduzir as emissões de gases de efeito estufa das cidades.
Os participantes também concordaram em trabalhar juntos para ajudar a Ucrânia a restaurar sua infraestrutura e reconheceram a importância de utilizar o conhecimento e o envolvimento de cada estado membro desde o estágio de planejamento.
Espera-se que uma declaração conjunta seja divulgada após o encerramento da reunião no domingo.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am