O ministro das relações exteriores do Paquistão disse esperar que o país construa laços mais fortes com a Rússia, já que o país do sul da Ásia enfrenta uma crise econômica.
Bilawal Bhutto Zardari fez a observação em uma entrevista exclusiva à NHK, em Tóquio, no domingo (2).
O Paquistão está sofrendo com a alta inflação e com uma grave escassez de moeda estrangeira desde as enchentes devastadoras do ano passado.
No mês passado, o Paquistão começou a importar petróleo bruto da Rússia. Os observadores dizem que Islamabad está buscando laços mais estreitos com Moscou, que está enfrentando sanções econômicas ocidentais por causa da invasão da Ucrânia.
Bhutto disse que o objetivo da aquisição é atender às necessidades energéticas da população e não transferir as importações de alguém para outra pessoa.
Bhutto disse que as relações entre o Paquistão e a Rússia estão em uma trajetória positiva e ele espera que elas se fortaleçam ainda mais.
Mas ele acrescentou que seu país não está interessado em fazer parte de nenhum tipo de bloco político como outros países.
Bhutto deve se reunir com o ministro das Relações Exteriores do Japão, Hayashi Yoshimasa, e com o primeiro-ministro Kishida Fumio na segunda-feira.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am