O presidente das Filipinas prometeu preservar a soberania de seu país. Isso ocorre em meio a disputas territoriais com Pequim no Mar do Sul da China. Ferdinand Marcos Jr. fez a promessa durante seu segundo discurso sobre o estado da nação na segunda-feira (24).
O discurso no Congresso contou com a presença de diplomatas estrangeiros da China, dos Estados Unidos e de outros países. Marcos Jr. observou que as Filipinas sempre tentarão usar o diálogo para resolver os problemas.
Seu governo está se aproximando dos EUA, em meio aos movimentos agressivos da China no Mar do Sul da China. Marcos Jr. se reuniu com o presidente dos EUA, Joe Biden, em maio. Os líderes concordaram em intensificar a cooperação militar. Os dois países realizaram exercícios marítimos conjuntos em abril. Marcos Jr. também concordou em permitir que mais forças americanas usassem bases locais nas Filipinas em fevereiro.
Enquanto isso, mais de 5.000 manifestantes saíram às ruas da capital Manila, antes do discurso de Marcos Jr.. Eles pediram que o governo defendesse a soberania da nação. Mas pediram que o governo evitasse se tornar dependente dos EUA.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am