O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, disse que o plano da Rússia de instalar armas nucleares táticas em seu país está em andamento.
Lukashenko falou em uma coletiva de imprensa na quinta-feira.
Ele disse que um certo número de ogivas nucleares já foi transferido, e a operação será concluída até o final do ano, se não antes.
Lukashenko enfatizou que Belarus não planeja lançar nenhum ataque com as armas nucleares, mas no caso de agressão contra ela, “a resposta será instantânea”.
A Rússia e a Bielorrússia estão intensificando a pressão sobre os países ocidentais, exibindo suas capacidades nucleares antes da cúpula da OTAN, programada para começar em 11 de julho.
Com relação a Yevgeny Prigozhin, líder da empresa militar privada russa Wagner Group, Lukashenko revelou que ele está de volta à Rússia.
No mês passado, Prigozhin e seus combatentesmercenários organizaram um motim contra o Kremlin. Lukashenko havia intermediado um acordo com o presidente russo Vladimir Putin para impedir que Prigozhin e seus mercenários avançassem em direção a Moscou.
Lukashenko disse que conversou com Prigozhin por telefone na quarta-feira, durante a qual lhe foi assegurado o compromisso do líder mercenário de trabalhar para a Rússia e cumprir suas obrigações até o fim.
Lukashenko expressou a opinião de que Putin não tomaria medidas retaliatórias contra Prigozhin.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















