O gabinete presidencial da Coreia do Sul disse que o presidente, Yoon Suk-yeol, está programado para se encontrar com o primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, à margem de uma cúpula de dois dias da OTAN, que começa na Lituânia na terça-feira (11).
O gabinete presidencial fez o anúncio no domingo.
Espera-se que Yoon e Kishida discutam o plano do Japão de liberar água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi no oceano.
O governo sul-coreano diz que respeita os resultados da análise do plano pela Agência Internacional de Energia Atômica.
Na terça-feira, a AIEA emitiu um relatório que diz que o plano do Japão é consistente com os padrões internacionais de segurança.
A Coreia do Sul disse na sexta-feira (7), que seu próprio estudo mostra que o plano atenderia aos padrões internacionais de segurança se o processo fosse realizado conforme planejado.
O governo sul-coreano enfatizou que dá prioridade máxima à saúde e à segurança de sua população.
A água usada para resfriar o combustível nuclear derretido na usina de Fukushima Daiichi se mistura com a chuva e a água subterrânea. A água acumulada é tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, mas ainda contém trítio.
Antes de liberar a água no oceano, o governo japonês planeja diluir a água para reduzir o nível de trítio para cerca de um sétimo das diretrizes da Organização Mundial da Saúde para a qualidade da água potável.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am