Ícone do site Radio Shiga

Líderes da OTAN se reúnem em Vilnius para cúpula

Os líderes da OTAN estão reunidos em Vilnius, capital da Lituânia, para sua cúpula anual. Eles se reunirão a partir desta terça-feira (11), e, apesar de suas diferenças, estão tentando apresentar uma frente unida.

Os líderes discutirão a inclusão de novos membros em suas fileiras. Eles estão dispostos a eliminar algumas exigências para a candidatura da Ucrânia, mas estão divididos em relação a outros detalhes.

“A tarefa mais urgente, agora, é garantir que a Ucrânia prevaleça como uma nação soberana e independente na Europa”, disse o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, na segunda-feira (10). “A menos que a Ucrânia prevaleça, então não há nenhuma questão de adesão a ser discutida.”

Autoridades do Kremlin dizem que a adesão da Ucrânia representaria uma ameaça para a Rússia. O porta-voz Dmitry Peskov disse que tal desenvolvimento exigiria uma “resposta firme”.

Os líderes da OTAN já estão pensando em como garantir que os ucranianos possam se proteger. O presidente dos EUA, Joe Biden, decidiu compensar a falta de projéteis de artilharia e enviar bombas de fragmentação. Mas seus parceiros no Reino Unido, Canadá e Espanha alertaram sobre os perigos para os civis.

Os líderes vão voltar à época da Guerra Fria. Eles devem discutir planos para sua defesa coletiva no caso de um ataque russo a um de seus membros.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile