O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, está partindo para a Europa para participar da cúpula da OTAN.
Kishida inicia sua turnê europeia de quatro dias nesta terça-feira (11). Seu itinerário inclui uma visita à Lituânia, que está sediando a reunião da OTAN.
Essa será a segunda participação de Kishida em uma cúpula da OTAN, depois de sua presença no ano passado. Ele, provavelmente, enfatizará que o Japão está pronto para desempenhar um papel ativo no tratamento da situação na Ucrânia, com base nas conquistas obtidas na cúpula do G7 em Hiroshima.
Espera-se que Kishida peça uma cooperação mais estreita entre o Japão e a aliança, com base na crença de que a segurança da Europa e a da região do Indo-Pacífico são inseparáveis. As relações da Rússia com a China se tornaram mais intensas desde a invasão da Ucrânia.
Os preparativos estão em andamento para as conversações entre Kishida e o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, à margem da cúpula da OTAN.
Kishida quer explicar a Yoon o plano do Japão de liberar no mar a água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi.
Kishida também poderá se reunir com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, para expressar a disposição do Japão em continuar a prestar apoio à Ucrânia.
A turnê de Kishida também o levará à Bélgica, onde está programada uma reunião com líderes da UE. Espera-se que Kishida e seus colegas da UE divulguem uma declaração conjunta, que incluiria um plano para o Japão expandir a cooperação em segurança.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm




















