O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, está voltando de sua turnê pela Europa. Após seu retorno, espera-se que ele busque um maior envolvimento dos países europeus na região do Indo-Pacífico para reforçar o poder de dissuasão regional.
Kishida viajou para a Polônia, Lituânia e Bélgica em uma visita de quatro dias até esta sexta-feira (14).
Na Lituânia, ele participou de uma cúpula da OTAN e reafirmou o compromisso do Japão em apoiar a Ucrânia. Ele também pediu cooperação para manter e fortalecer uma ordem internacional livre e aberta baseada no estado de direito.
O Japão e a OTAN emitiram um novo documento de cooperação com o objetivo de enfrentar conjuntamente os desafios de segurança, tendo em mente a Rússia e a China.
Na Bélgica, Kishida se reuniu com líderes da União Europeia. A UE anunciou a suspensão das restrições à importação de determinados produtos alimentícios japoneses, que foram introduzidas após o acidente nuclear de 2011 na província de Fukushima.
Os dois lados também emitiram uma declaração conjunta para intensificar a cooperação em várias áreas, incluindo segurança.
- Keidanren busca diálogo com China em meio a tensões - 29 de novembro de 2025 2:42 am
- Sobe para 128 o número de mortos em incendios em Hong Kong - 29 de novembro de 2025 2:17 am
- Show de Ayumi Hamasaki em Xangai é cancelado - 29 de novembro de 2025 2:09 am

