O Japão reconheceu, recentemente, 114 pessoas do Afeganistão, controlado pelo Talibã, como refugiados.
A Agência de Serviços de Imigração diz que eles estão entre as mais de 800 pessoas que fugiram do Afeganistão para o Japão depois que o grupo islâmico assumiu o poder em agosto de 2021.
Fontes familiarizadas com o assunto dizem que os refugiados recém-reconhecidos são pessoas que trabalharam para o escritório da Agência de Cooperação Internacional do Japão no Afeganistão e seus parentes.
As fontes também disseram que os refugiados receberam o status de residente no Japão e poderão viver no país permanentemente se atenderem a determinados requisitos.
O reconhecimento mais recente ocorre no momento em que alguns grupos de direitos humanos afirmam que os critérios do Japão para a concessão do status de refugiado são muito rigorosos em comparação com os dos países ocidentais.
- Calor extremo atinge áreas afetadas por chuvas no Japão - 14 de agosto de 2025 7:55 am
- Governo Trump revoga vistos de secretários do Ministério da Saúde relacionados com o programa Mais Médicos - 14 de agosto de 2025 7:51 am
- Memorial Restart Community completa 4 anos: um jardim de lembranças, respeito e esperança para famílias estrangeiras no Japão - 14 de agosto de 2025 5:57 am