O governo do Japão está pronto para iniciar conversações preparatórias com o Conselho de Cooperação do Golfo – CCG, formado por seis nações, para retomar as negociações no próximo ano e concluir um acordo de livre comércio.
O primeiro-ministro, Kishida Fumio, chegou ao acordo em uma reunião com o secretário-geral do CCG, Jasem Mohamed Al-Budaiwi, na Arábia Saudita, a primeira parada de sua turnê por três países do Oriente Médio, no domingo (16).
Kishida disse que a região do Golfo é extremamente importante para a segurança energética do Japão. Segundo ele, espera ter uma troca franca de opiniões sobre a cooperação detalhada para expandir e diversificar ainda mais as relações com o Conselho.
Budaiwi classificou o relacionamento entre os países do Golfo como uma oportunidade para o Japão e a Arábia Saudita.
Ele disse que todos os seis membros do conselho dão importância a esses laços.
Levando em conta as relações econômicas ativas entre os dois lados, os líderes concordaram em iniciar conversações sobre a retomada das negociações do FTA, que foram suspensas em 2009.
Eles também concordaram em manter conversações regulares entre os ministros das Relações Exteriores do Japão e dos estados membros do CCG.
- Colisão em pista de aeroporto em Nova York deixa dois mortos - 23 de março de 2026 8:01 pm
- Assume o novo chefe do Comando de Operações do Japão - 23 de março de 2026 7:53 pm
- TEPCO retoma geração em reator nuclear de Niigata - 23 de março de 2026 7:42 pm






















