Os vice-ministros das Relações Exteriores do Japão, dos Estados Unidos e da Coreia do Sul concordaram em fortalecer a capacidade de dissuasão e resposta para combater as ameaças de mísseis da Coreia do Norte.
O vice-ministro das Relações Exteriores do Japão, Mori Takeo, conversou por telefone com a vice-secretária de Estado dos EUA, Wendy Sherman, e com o primeiro vice-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Chang Ho-jin, na segunda-feira (24).
Ele criticou os lançamentos de mísseis balísticos da Coreia do Norte, que vêm ocorrendo em um ritmo sem precedentes, dizendo que eles representam uma ameaça urgente e crucial à segurança regional.
As três autoridades sênior concordaram em impulsionar a cooperação trilateral a fim de realizar uma desnuclearização completa da Coreia do Norte, de acordo com as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.
Eles compartilharam a opinião de que o caminho para o diálogo está aberto para buscar uma solução pacífica e diplomática para a situação.
Eles também concordaram em cooperar para evitar a disseminação de informações falsas sobre a liberação planejada de água tratada e diluída, acumulada da usina nuclear de Fukushima Daiichi, que está paralisada, no oceano.
Além disso, eles prometeram trabalhar em estreita colaboração para preparar a cúpula trilateral de seus líderes. Estão sendo feitos arranjos para que ela ocorra nos Estados Unidos na segunda metade de agosto.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















