O Japão e a União Europeia estão se preparando para emitir uma declaração conjunta que apresenta uma promessa de expandir a cooperação de segurança em suas próximas conversações de cúpula.
O primeiro-ministro, Kishida Fumio, está programado para visitar a Europa de terça (11) a sexta-feira (14). Ele realizará uma cúpula regular com os líderes da UE em Bruxelas, depois de participar de uma cúpula da OTAN na Lituânia.
Na declaração conjunta prevista, Kishida e os líderes europeus se comprometerão a reforçar as respostas aos ataques cibernéticos e a intensificar os esforços para a operação conjunta e o desenvolvimento de satélites de comunicação. Eles também prometerão expandir a cooperação de segurança no espaço sideral e em alto mar.
Durante a cúpula, espera-se que os líderes concordem em estreitar os laços de segurança econômica, incluindo planos para fortalecer as cadeias de suprimentos de semicondutores. Eles também chegarão a um acordo sobre uma nova estrutura para reuniões regulares entre os ministros responsáveis pelas questões de segurança.
O governo japonês está tentando obter um compromisso mais profundo da UE na região do Indo-Pacífico em uma tentativa de combater uma China cada vez mais assertiva e garantir a paz e a estabilidade da região.
- NEATO agita Tempe com a energia contagiante de “Ska Dawg” - 9 de agosto de 2025 10:49 pm
- MYSTIC ALPIN celebra 40 anos de “Touch By Touch” com edição especial - 9 de agosto de 2025 10:44 pm
- O Sul em Cima, 21/2025, traz Felipe F. e Tulipa Ruiz na Radio Shiga - 9 de agosto de 2025 10:20 pm