O secretário-chefe do gabinete do Japão disse que o governo planeja considerar a modernização de um aeroporto e de portos na cidade insular de Yonaguni, na província de Okinawa, tendo em mente uma possível contingência em Taiwan.
Matsuno Hirokazu está visitando a região sudoeste da ilha desde sábado (22).
O governo está estudando como proteger as pessoas nas Ilhas Nansei, no caso de uma contingência desse tipo ou de outras emergências.
No domingo (23), Matsuno visitou a cidade de Yonaguni e inspecionou o principal porto da ilha, Sonai. A cidade é a parte do Japão mais próxima de Taiwan.
Antes da visita, ele se encontrou com o prefeito de Yonaguni, Itokazu Kenichi.
Itokazu pediu a Matsuno que ajudasse a melhorar o aeroporto local e a construir um novo porto para que os residentes pudessem sair rapidamente da ilha em caso de emergência. O prefeito também pediu ajuda para a criação de abrigos para os moradores da ilha.
Matsuno disse que a importância de proteger as pessoas está crescendo à medida que o ambiente de segurança em torno do Japão está se tornando complexo.
Ele acrescentou que o governo quer trabalhar em estreita colaboração com a comunidade local para prosseguir com seu plano, já que a evacuação dos moradores da ilha remota é um desafio.
- Brasil destaca força do agro na Expo Osaka 2025 - 7 de agosto de 2025 6:41 am
- Experiência sensorial: café brasileiro encanta no Japão na EXPO 2025 - 7 de agosto de 2025 5:43 am
- Chuvas causam deslizamentos e deixam mortos na Índia - 7 de agosto de 2025 3:29 am