O Japão, a Austrália e os EUA estão realizando um exercício militar conjunto anual em Queensland, no nordeste da Austrália. O objetivo é simplificar a cooperação de defesa à medida que a China aumenta suas atividades marítimas.
Um número recorde de cerca de 2.500 tropas da Força de Autodefesa Terrestre do Japão, do Exército Australiano e do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA estão participando do exercício, chamado “Southern Jackaroo”. Ele começou em 22 de junho.
Os militares australianos afirmam que o exercício está sendo realizado sob o cenário de uma ilha próxima à Austrália ser ocupada por forças estrangeiras hostis.
Operações simuladas de combate urbano foram mostradas aos repórteres na sexta-feira.
Veículos blindados australianos dispararam contra prédios ocupados pelo inimigo, representado por fuzileiros navais dos EUA.
Trabalhando em estreita cooperação, membros da GSDF do Japão e soldados australianos neutralizaram o inimigo e recapturaram os prédios.
A Austrália vem intensificando as parcerias de defesa com países que acredita compartilharem seus valores, incluindo um Indo-Pacífico livre e aberto.
A Austrália sediará um exercício muito maior, com a participação de 12 outros países, incluindo o Japão, os EUA e alguns países da Europa, a partir do final de julho.
- México alerta que tarifa dos EUA pode gerar crise em Cuba - 1 de fevereiro de 2026 1:54 am
- Irã afirma estar pronto para retomar negociações nucleares - 1 de fevereiro de 2026 1:07 am
- Trump indica Kevin Warsh para comandar o Federal Reserve - 1 de fevereiro de 2026 1:02 am
















