O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, International Atomic Energy Agency – IAEA, disse que continuará a monitorar o local para garantir a liberação segura da água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi, que está paralisada, no mar.
O diretor geral da agência da ONU, Rafael Grossi, fez a observação na quarta-feira (5), em uma reunião na cidade de Iwaki, na província de Fukushima, com a presença de chefes de municípios locais e cooperativas de pesca.
A operadora da usina, a Tokyo Electric Power Company, disse aos participantes que o relatório da AIEA divulgado no dia anterior afirmava que o plano de liberação de água tratada do Japão é compatível com os padrões internacionais de segurança.
O prefeito de Iwaki, Uchida Hiroyuki, disse que, apesar da avaliação do relatório, segurança e sensação de proteção não são a mesma coisa. Ele solicitou mais explicações, dizendo que os residentes locais e os do setor pesqueiro ainda não estão convencidos.
Grossi entrou na sessão após os comentários de Uchida. Ele se referiu à decisão da AIEA de abrir um escritório permanente na usina para monitorar a liberação de água.
Falando sobre as dúvidas e preocupações das pessoas, ele disse que não tem “uma varinha mágica”. Mas acrescentou: “Vamos ficar aqui com vocês nas próximas décadas, até que a última gota da água acumulada ao redor do reator seja descarregada com segurança”.
A água usada para resfriar o combustível nuclear derretido na usina vem se acumulando. Ela se mistura com a chuva e a água subterrânea e é tratada para remover a maioria dos materiais radioativos, mas ainda resta um pouco de trítio.
O governo planeja liberar a água tratada neste verão, após diluí-la para reduzir a concentração de trítio para cerca de um sétimo dos padrões de segurança da Organização Mundial da Saúde para água potável.
- Filme japonês vence Leopardo de Ouro em Locarno - 17 de agosto de 2025 8:57 am
- Trump defende “paz pela força” em mensagem histórica - 17 de agosto de 2025 8:51 am
- Japão enfrenta forte calor com alerta de insolação - 17 de agosto de 2025 8:27 am