A Força Aérea de Autodefesa do Japão, Air Self-Defense Force – ASDF, informou que realizará um exercício conjunto com a Força Aérea Francesa na próxima semana.
A ASDF afirma que o exercício, de quatro dias, em sua Base Aérea de Nyutabaru, na província de Miyazaki, no sudoeste do país, terá início em 26 de julho. Será o primeiro exercício conjunto dos dois países no Japão.
A ASDF informou que cerca de 10 caças, incluindo o F15 e o Rafale da França, participarão do treinamento tático.
Em maio, o Japão e a França concordaram, em conversas bilaterais entre os ministros das Relações Exteriores e da Defesa, em promover a cooperação e o intercâmbio na área de defesa.
A ASDF afirma que o próximo exercício conjunto marcará um desenvolvimento significativo no envolvimento francês com a região que engloba o Japão e promoverá ainda mais o esforço para realizar um Indo-Pacífico livre e aberto.
A ASDF realizou, recentemente, seus primeiros exercícios conjuntos com as forças aéreas da Alemanha e da Índia no Japão. O exercício com as forças alemãs foi realizado em setembro do ano passado, e o exercício com a Índia, em janeiro deste ano.
Aparentemente, o Japão pretende aumentar os laços de defesa com vários países, tendo em mente as crescentes atividades militares da China.
- População estrangeira cresce na maioria das cidades do Japão - 25 de dezembro de 2025 6:44 am
- Tailândia e Camboja retomam diálogo por cessar-fogo - 25 de dezembro de 2025 6:30 am
- Explosão em Moscou mata dois policiais e um suspeito - 25 de dezembro de 2025 6:26 am

