As autoridades meteorológicas japonesas informaram que faixas de nuvens de chuva forte se desenvolveram sobre as províncias de Ishikawa e Toyama, na costa do Mar do Japão, na noite desta quarta-feira (12).
As autoridades estão pedindo aos residentes das províncias e áreas vizinhas que fiquem atentos a possíveis deslizamentos de terra e inundações.
A cidade de Toyama emitiu uma ordem de evacuação para quase 102.000 de seus residentes. Esse é um alerta de nível quatro, em uma escala de cinco níveis. A cidade de Katsuyama, na província de Fukui, também emitiu a ordem para seus mais de 21.000 habitantes.
Um alerta de alto risco de deslizamentos de terra foi emitido para algumas áreas das prefeituras de Ishikawa, Toyama, Fukui e Gifu.
Um alerta de inundação de nível quatro foi emitido para o rio Oyabe, na província de Toyama. Alguns outros rios em Ishikawa, Toyama e Fukui também correm o risco de inundação.
As autoridades meteorológicas dizem que as áreas, principalmente, no lado do Mar do Japão das regiões de Kyushu a Tohoku podem ser atingidas por chuvas fortes localizadas com trovões.
Eles estão pedindo que as pessoas fiquem em alerta quanto a deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas e rios transbordantes, bem como raios e rajadas de vento violentas.
- Coreia do Sul agradece apoio do Japão após pouso de emergência - 1 de fevereiro de 2026 2:10 am
- Economia de Taiwan cresce 8,63% e atinge maior alta em 15 anos - 1 de fevereiro de 2026 2:01 am
- México alerta que tarifa dos EUA pode gerar crise em Cuba - 1 de fevereiro de 2026 1:54 am
















