33 C
Kóka
sábado, 9 agosto, 2025 11:11: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

EUA declaram a conclusão da destruição de todo o estoque de armas químicas

O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou que seu país concluiu a destruição de seu estoque de armas químicas.

O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou que seu país concluiu a destruição de seu estoque de armas químicas.

Em uma declaração divulgada na sexta-feira (7), Biden disse: “Por mais de 30 anos, os Estados Unidos trabalharam incansavelmente para eliminar nosso estoque de armas químicas”.

E continuou: “Hoje, tenho o orgulho de anunciar que os Estados Unidos destruíram com segurança a última munição desse estoque, o que nos aproxima de um mundo livre dos horrores das armas químicas”.

Um relatório da Associate Press diz que os EUA chegaram a armazenar mais de 30.000 toneladas de armas químicas em suas instalações militares domésticas.

No entanto, de acordo com a Convenção sobre Armas Químicas, que entrou em vigor em 1997, e outros pactos, o país estava trabalhando para destruir as munições.

As partes da convenção foram obrigadas a eliminar suas armas em um prazo de 10 anos a partir de sua entrada em vigor.

No entanto, os EUA não cumpriram o prazo e o prorrogaram várias vezes.

A Rússia anunciou a eliminação de todas as suas armas químicas em 2017. Mas os EUA suspeitam que a Rússia ainda possua algumas, já que se acredita que o governo do presidente sírio Bashar al-Assad, apoiado pela Rússia, tenha usado gás sarin altamente tóxico e outros produtos químicos após a declaração.

Na declaração de sexta-feira, Biden pediu à Rússia e à Síria que “retornem ao cumprimento da Convenção sobre Armas Químicas e admitam seus programas não declarados”.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img