Os líderes turcos dizem que a Suécia precisa colocar sua nova lei antiterrorismo “em prática” antes de aprovarem a adesão do país à OTAN. Muitos membros da OTAN esperavam garantir a entrada da Suécia antes da cúpula da próxima semana na Lituânia.
O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, reuniu-se em Bruxelas na quinta-feira (6), com seu colega sueco, Tobias Billstrom, e com o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg. A Turquia alega que a Suécia não está fazendo o suficiente para reprimir os grupos curdos que considera terroristas.
Os líderes suecos introduziram uma nova legislação no mês passado para tratar do assunto e cumpriram outras promessas. No entanto, sua proposta sofreu outro golpe na semana passada, quando um homem em Estocolmo ateou fogo em uma cópia do Alcorão. Os líderes turcos condenaram as autoridades suecas por não conseguirem impedir o que eles chamam de “crimes de ódio” contra os muçulmanos.
Billstrom diz acreditar que o progresso na cúpula da próxima semana continua “possível”. Ele acrescentou que os líderes dos dois países falarão antes do início da reunião.
Os candidatos a membros da OTAN devem obter a aprovação de todos os membros atuais. Em abril, a aliança deu as boas-vindas à Finlândia ao grupo. Os líderes finlandeses também trabalharam para superar as objeções da Turquia.
- Japão registra recorde histórico de 41,8°C em Isesaki - 6 de agosto de 2025 12:12 am
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am