A empresa japonesa Nissin Foods Holdings criou um substituto para as enguias grelhadas feito apenas com ingredientes de origem vegetal, incluindo proteína de soja e óleo vegetal.
O produto tem três camadas para imitar a carne branca, a pele e o tecido de conexão da enguia, e é grelhado no fogo para dourar sua superfície.
A empresa começou a vender sua alternativa à enguia por 1.500 ienes por embalagem, ou pouco mais de 10 dólares, na terça-feira (18).
Comer enguias grelhadas é uma tradição de verão, antiga, no Japão, que se diz trazer alívio ao calor e aumentar a resistência.
Mas os preços da enguia estão subindo, pois as capturas caíram enquanto a demanda no exterior cresceu. Isso levou a Nissin Foods a desenvolver sua versão.
Os analistas esperam que o mercado global de substitutos à base de vegetais para carnes e frutos do mar cresça.
Um think tank privado estima que o mercado valeria mais de 480 bilhões de ienes, ou mais de 3,5 bilhões de dólares, em 2021, com base na entrega.
Ele projeta que esse valor saltará para mais de um trilhão de ienes até 2025 e, em seguida, aumentará quase sete vezes até 2030 em comparação com 2021.
O think tank cita fatores como a escassez de alimentos decorrente do crescimento populacional e também afirma que a conscientização dos consumidores está aumentando em relação ao uso de grãos e água pelo setor pecuário.
- Coreia do Sul agradece apoio do Japão após pouso de emergência - 1 de fevereiro de 2026 2:10 am
- Economia de Taiwan cresce 8,63% e atinge maior alta em 15 anos - 1 de fevereiro de 2026 2:01 am
- México alerta que tarifa dos EUA pode gerar crise em Cuba - 1 de fevereiro de 2026 1:54 am
















