Uma delegacia de polícia em Tóquio introduziu fones de ouvido que utilizam um mecanismo de condução de cartilagem para ajudar os idosos a se comunicarem melhor com os policiais.
A Delegacia de Polícia de Osaki, no bairro de Shinagawa, é a primeira delegacia de polícia do Japão a introduzir o dispositivo. Ao utilizar a vibração de uma cartilagem próxima à entrada do canal auditivo, os fones de ouvido geram sons aéreos que chegam ao tímpano.
O dispositivo permite que as pessoas ouçam melhor sem a necessidade de falarem alto. Isso ajuda a reduzir o risco de informações pessoais serem ouvidas por acaso.
Na quinta-feira (27), os residentes idosos da comunidade participaram de um evento de lançamento na delegacia de polícia.
No evento, o desenvolvedor do fone de ouvido, o presidente da Nara Medical University, Hosoi Hiroshi, explicou como o dispositivo funciona. O diretor de uma instituição financeira que introduziu os fones de ouvido em suas filiais também compartilhou como o dispositivo está ajudando seus clientes.
A delegacia de polícia preparou os fones de ouvido em dois departamentos. Um deles é para devolver carteiras de motorista e o outro é para consultas sobre fraudes. Os participantes do evento experimentaram os fones de ouvido com os policiais.
Uma moradora, de 80 ano,s disse que o dispositivo a ajudou a ouvir mais claramente do que o aparelho auditivo que ela normalmente usa.
O chefe da delegacia de polícia, Takatsu Tomohiko, observou que os idosos podem relutar em procurar a polícia se eles ou os policiais tiverem que falar alto ao discutir assuntos particulares. Ele disse que espera que o novo dispositivo ofereça uma solução.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















