A mídia sul-coreana informa que os mísseis de cruzeiro disparados pela Coreia do Norte na madrugada de sábado (22), podem ter sido mísseis de cruzeiro estratégicos “Hwasal”.
O Estado-Maior Conjunto do Sul anunciou que Pyongyang lançou vários mísseis de cruzeiro por volta das 4h da manhã, horário local, no Mar Amarelo, a oeste da Península Coreana. As forças armadas da Coreia do Sul e dos EUA estão realizando uma análise detalhada.
A agência de notícias Yonhap informou que a Coreia do Norte pode ter disparado mísseis de cruzeiro estratégicos “Hwasal”, possivelmente para demonstrar sua capacidade de realizar ataques nucleares contra a Coreia do Sul e as bases militares dos EUA no Japão.
Em março, o Norte anunciou que havia testado os mísseis “Hwasal” como parte de sua tentativa de desenvolver vários tipos de mísseis capazes de transportar ogivas nucleares.
A Coreia do Norte está reagindo fortemente à primeira escala de terça-feira, no Sul, em 42 anos, de um submarino norte-americano com propulsão nuclear capaz de transportar mísseis balísticos equipados com ogivas nucleares. Washington e Seul também realizaram a reunião inaugural do Grupo Consultivo Nuclear bilateral no mesmo dia.
Pyongyang está, aparentemente, intensificando sua postura de confronto com Washington e Seul enquanto se prepara para marcar o 70º aniversário do armistício da Guerra da Coreia de 1953, em 27 de julho. Pyongyang vê o dia como uma ocasião para comemorar o que chama de sua vitória sobre os EUA.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am