O Ministério da Defesa do Japão afirma que a Coreia do Norte lançou dois mísseis balísticos na noite de segunda-feira (24), e que eles parecem ter caído no Mar do Japão, fora da zona econômica exclusiva do país.
As autoridades do ministério disseram que os dois mísseis foram disparados em direção ao leste a partir de uma área interior da Coreia do Norte, com o primeiro lançamento por volta das 23h54 e o segundo por volta das 23h59.
As autoridades acreditam que os mísseis voaram cerca de 350 a 400 quilômetros e atingiram uma altitude de aproximadamente 100 quilômetros.
Eles disseram que não houve relatos de danos às embarcações ou aeronaves japonesas causados pelos mísseis.
O governo japonês apresentou um protesto contra a Coreia do Norte, dizendo que as ações do país violam as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e ameaçam a paz e a segurança do Japão, da região e da comunidade internacional.
A Coreia do Norte afirmou ter testado um míssil balístico intercontinental de combustível sólido recém-desenvolvido, em 12 de julho. Isso foi seguido pelo lançamento de dois mísseis balísticos uma semana depois.
Os últimos lançamentos marcaram a 14ª vez neste ano em que a Coreia do Norte disparou mísseis balísticos ou projéteis que utilizam tecnologia de mísseis balísticos.
A agência de notícias Yonhap, da Coreia do Sul, afirma que os disparos de mísseis de segunda-feira podem ter sido uma resposta às visitas de submarinos norte-americanos ao Sul.
Um submarino de propulsão nuclear dos EUA, capaz de transportar armas nucleares, fez uma escala em Busan, por quatro dias, até 21 de julho.
Outro submarino de propulsão nuclear dos EUA chegou à Ilha de Jeju na segunda-feira (24).
A Coreia do Norte está se preparando para comemorar o 70º aniversário do armistício da Guerra da Coreia em 27 de julho.
O Japão, a Coreia do Sul e os Estados Unidos estão cautelosos quanto a possíveis novas ações da Coreia do Norte.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am