O Conselho de Segurança das Nações Unidas convocará uma reunião de emergência nesta sexta-feira (21), para discutir a retirada da Rússia de um acordo que permite à Ucrânia exportar grãos pelo Mar Negro.
A Grã-Bretanha, que preside o CSNU este mês, disse que o conselho se reunirá para discutir as consequências humanitárias da retirada da Rússia da Iniciativa de Grãos do Mar Negro.
Na segunda-feira (17), a Rússia anunciou a decisão de interromper o acordo e, desde então, lançou ataques na cidade portuária de Odesa, no sul da Ucrânia, e em seus arredores. Na quarta-feira (19), o Ministério da Defesa da Rússia disse que considerará qualquer navio no Mar Negro com destino a qualquer porto ucraniano como um potencial transportador de carga militar.
A Ucrânia respondeu anunciando contramedidas.
Na reunião ministerial do conselho após o anúncio da decisão de retirada da Rússia, os Estados Unidos e os países europeus disseram que a retirada poderia ameaçar a segurança alimentar global.
A Rússia disse que só considerará a possibilidade de retomar o acordo quando os obstáculos que impedem as exportações de seus produtos agrícolas e outros produtos forem removidos.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















