22 C
Kóka
segunda-feira, 4 agosto, 2025 7:20: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Comunicado dos ministros das Relações Exteriores da ASEAN não apresenta progressos sobre Myanmar

Os ministros das Relações Exteriores da Associação das Nações do Sudeste Asiático, ou Association of Southeast Asian Nations - ASEAN, indicaram que continuarão a tentar implementar um plano para acabar com a violência em Myanmar.

Os ministros das Relações Exteriores da Associação das Nações do Sudeste Asiático, ou Association of Southeast Asian Nations – ASEAN, indicaram que continuarão a tentar implementar um plano para acabar com a violência em Myanmar.

Mas seu comunicado conjunto não demonstrou progresso concreto para resolver a situação.

Os ministros emitiram uma declaração na quinta-feira (13), após concluírem sua reunião na Indonésia no dia anterior.

A declaração condena “os contínuos atos de violência” em Myanmar, incluindo ataques aéreos e bombardeios.

Eles também disseram que o Consenso de Cinco Pontos continua sendo sua “principal referência para lidar com a crise política” em Myanmar. O plano, acordado em 2021 pelos membros da ASEAN na presença do líder militar de Myanmar, pede o fim imediato da violência no país.
O ministro das Relações Exteriores da Tailândia, Don Pramudwinai, visitou Myanmar pouco antes da reunião e se encontrou com a líder de fato do país, Aung San Suu Kyi, que está detida.

O comunicado diz que vários estados-membros da ASEAN consideraram a medida como um desenvolvimento positivo. Mas acrescenta que os ministros reafirmaram que qualquer esforço deve ser coordenado com o presidente da ASEAN.

O documento foi compilado após muito debate.

A Tailândia, que adota uma postura mais conciliatória em relação aos militares de Myanmar, pressionou para que o documento fizesse referência à visita de seu ministro das Relações Exteriores ao país como uma conquista que poderia levar a uma solução para o conflito interno no país.

Alguns países membros, incluindo a Indonésia, atual presidente da organização, e a Malásia, ficaram insatisfeitos com o fato de a Tailândia estar agindo sozinha, sem coordenar com a ASEAN.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img