O vice-comandante do Comando da ONU na Coreia do Sul disse que o órgão tem mantido contato com o Norte sobre um soldado norte-americano que entrou no país na última terça-feira (18).
O tenente-general Andrew Harrison disse à mídia estrangeira na segunda-feira (24), que o comando da ONU e os militares norte-coreanos têm mantido contato sobre o assunto.
As consultas estão ocorrendo por meio de linhas de comunicação instaladas na Área de Segurança Conjunta, que atravessa a demarcação entre as duas Coreias e é supervisionada pelo Comando da ONU.
Ele também disse que a principal preocupação é o bem-estar do soldado, que foi identificado como soldado Travis King.
Harrison se recusou a dar detalhes, mas disse que continuava otimista, apesar do fato de que “não havia como saber como a conversa com a Coreia do Norte prosseguiria”.
A mídia sul-coreana diz que o soldado King pertence às forças dos EUA estacionadas no país. Ele teria sido detido após causar problemas e estava prestes a ser enviado de volta aos EUA para enfrentar uma ação disciplinar.
Em vez disso, ele fugiu do aeroporto e participou de um passeio civil pela zona desmilitarizada entre as duas Coreias, que abrange a Área de Segurança Conjunta.
Especialistas na Coreia do Sul sugerem que o Norte pode usar o soldado americano para realizar a chamada “diplomacia de reféns”, mas Pyongyang até agora não deu nenhuma indicação de suas intenções.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am