As autoridades meteorológicas japonesas emitiram um aviso de emergência de chuva forte – o alerta de nível mais alto – para a Prefeitura de Oita, após um aviso para a Prefeitura de Fukuoka. Ambas ficam no norte de Kyushu.
Ocorreram deslizamentos de terra e rios foram inundados na região. A população da região é aconselhada a permanecer em alerta máximo.
As autoridades afirmam que a frente de chuva sazonal ao redor da ilha principal do Japão, Honshu, provavelmente permanecerá quase estacionária até terça-feira, trazendo fortes precipitações para grandes áreas da costa do Mar do Japão.
Algumas partes do norte de Kyushu e da província vizinha de Yamaguchi deverão registrar chuvas torrenciais de 70 milímetros por hora até a noite de segunda-feira.
No período de 24 horas até a manhã de terça-feira, há previsão de até 200 milímetros de chuva no norte de Kyushu, 180 em Yamaguchi e 100 na região de Chugoku.
As pessoas nas prefeituras de Fukuoka, Saga e Oita, onde ocorreram inundações e deslizamentos de terra, são aconselhadas a ter o máximo de cautela.
As autoridades estão pedindo aos moradores que se desloquem para os andares superiores e fiquem em quartos que não estejam voltados para as encostas das montanhas para garantir sua segurança.
- Coreia do Sul agradece apoio do Japão após pouso de emergência - 1 de fevereiro de 2026 2:10 am
- Economia de Taiwan cresce 8,63% e atinge maior alta em 15 anos - 1 de fevereiro de 2026 2:01 am
- México alerta que tarifa dos EUA pode gerar crise em Cuba - 1 de fevereiro de 2026 1:54 am
















