O chefe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) pediu aos países que comecem a apoiar a recuperação da Ucrânia, mesmo antes do fim dos combates.
O administrador do PNUD, Achim Steiner, fez o apelo durante uma entrevista à NHK, em Tóquio, na quinta-feira (6).
Steiner disse que a recuperação antecipada “mantém uma nação viva” e “cria possibilidades”. Ele disse que essa é “uma parte crucial para permitir que a Ucrânia sobreviva como um estado-nação” e uma sociedade.
Steiner estimou que serão necessários bilhões de dólares para que a Ucrânia se recupere dos danos causados pelas inundações generalizadas causadas pelo rompimento de uma barragem hidrelétrica na região sul de Kherson no mês passado.
Ele observou que os principais desafios incluem a restauração de casas e terras agrícolas inundadas, bem como a remoção de minas terrestres arrastadas pelas águas da enchente.
Steiner disse que o Japão foi um dos primeiros países a “financiar significativamente” o trabalho do PNUD na Ucrânia. Ele disse que o “conjunto muito rápido de decisões” do Japão permitiu que a organização “aumentasse significativamente” seu apoio.
Para Steiner, os governos devem preparar ambientes para incentivar os investidores privados a ajudar a economia da Ucrânia. Ele acrescentou que o Japão tem “enormes oportunidades” nesse campo.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am