Parlamentares da Tailândia votaram em um novo primeiro-ministro, mas o único candidato não conseguiu obter votos suficientes.
O líder do partido progressista “Move Forward”, Pita Limjaroenrat, foi o único indicado para o cargo na votação desta quinta-feira (13), depois que os partidos de oposição obtiveram uma vitória surpreendente nas eleições gerais de maio.
Pita precisava do apoio de mais da metade do parlamento bicameral, de 750 assentos, mas não conseguiu por 51 votos.
Anteriormente, alguns parlamentares conservadores criticaram Pita no debate antes da votação sobre a promessa de campanha de seu partido de alterar a lei de difamação real.
Um parlamentar disse que alterar a lei real “só criaria conflito e divisão na sociedade tailandesa e afetaria os sentimentos do povo tailandês”.
Os desafios legais também estão se aproximando. Na véspera da votação, o Tribunal Constitucional aceitou uma queixa contra Pita, alegando que ele detinha ações em uma empresa de mídia, apesar de a constituição proibir os legisladores de fazê-lo.
Centenas de apoiadores de Pita se reuniram perto do parlamento antes da votação. Eles usavam laranja, a cor de seu partido, e pediram aos legisladores que votassem em Pita.
Como Pita não conseguiu obter votos suficientes na quinta-feira, o presidente da Câmara marcou datas para outra rodada de votação na próxima semana.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm




















