O presidente dos EUA, Joe Biden, prometeu que os americanos protegerão “cada centímetro” do território da OTAN. Ele visitou o mais novo membro da aliança, a Finlândia, na quinta-feira (13). Ele disse a seus anfitriões que os EUA estão comprometidos com eles e com outros aliados.
Biden fez uma parada na capital, Helsinque, quando voltava da cúpula da OTAN em Vilnius, na Lituânia. Ele se reuniu com líderes nórdicos que se juntaram a ele para comemorar a adesão da Finlândia. Os finlandeses romperam com décadas de neutralidade. Biden espera que os suecos os sigam em breve no bloco.
“Tanto a Finlândia quanto a Suécia aumentarão significativamente a força, a segurança e a unanimidade da OTAN”, disse Biden. “E uma OTAN mais forte torna o mundo inteiro mais forte.”
Os líderes da OTAN não ofereceram à Ucrânia um convite durante a cúpula. Mas prometeram que a Ucrânia acabaria aderindo.
O presidente russo, Vladimir Putin, disse que essa ameaça é parte do motivo pelo qual ele lançou o que chama de “operação militar especial” na Ucrânia. “Isso tornará o mundo muito mais vulnerável e levará a uma tensão adicional no cenário internacional”, disse ele.
Os líderes da OTAN prometeram enviar mais armas para a Ucrânia. Putin disse que isso “não mudará nada” no campo de batalha. Biden disse em Helsinque que Putin “já havia perdido” a guerra.
- Loja de carros de brasileiro sofre nova tentativa de furto - 7 de agosto de 2025 8:47 am
- SV & Alyssa Jane lançam “Our Game” com clima soultrônico - 7 de agosto de 2025 8:20 am
- Eric Hagen lança “Accuse Me” com alma e melancolia - 7 de agosto de 2025 7:48 am