O Ministério da Defesa de Belarus afirma que as tropas do país receberam treinamento de membros do grupo militar de mercenários Wagner, da Rússia.
O ministério disse na sexta-feira (14), que a sessão ocorreu em um campo de treinamento a sudeste da capital, Minsk.
O ministério divulgou imagens que, segundo ele, mostram os combatentes do Wagner Group dando instruções às forças bielorrussas. Os combatentes teriam ensinado os bielorrussos a atirar e a prestar assistência médica.
O Ministério da Defesa disse que as forças bielorrussas e os membros do Grupo Wagner também desenvolveram um roteiro para futuras sessões de treinamento.
O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, disse que seu país aceitaria os combatentes do Wagner, depois que o líder do grupo mercenário, Yevgeny Prigozhin, liderou um motim na Rússia.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, disse em um discurso na sexta-feira (14), que havia recebido um “relatório importante” sobre a situação em Belarus, de um funcionário da inteligência.
Zelenskyy disse: “Estamos monitorando de perto o que está acontecendo lá em termos de segurança”. Ele acrescentou: “Até o momento, não há ameaças em grande escala”.
Os militares ucranianos estão em alerta contra os movimentos do aliado russo. Um comandante ucraniano disse que as tropas colocaram cerca de 5.800 minas em 30 locais ao longo da fronteira norte com Belarus nos últimos 10 dias.
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am
- Netanyahu intensificará ofensiva em Gaza - 5 de agosto de 2025 5:51 am