Um órgão regional de administração de esportes decidiu permitir que atletas da Rússia e da Bielorrússia competissem sob uma bandeira neutra nos Jogos Asiáticos no final deste ano.
Mas eles não receberão medalhas, mesmo que consigam subir ao pódio.
O Conselho Olímpico da Ásia tomou a decisão em sua Assembleia Geral na capital tailandesa, Bangkok, no sábado (8).
O conselho disse que permitirá que até 500 atletas dos dois países participem de 12 esportes individuais no evento quadrienal.
Os atletas russos e bielorrussos foram, em grande parte, banidos das competições internacionais desde a invasão russa na Ucrânia.
Mas o Comitê Olímpico Internacional tem explorado a possibilidade de acesso a eventos internacionais para esses atletas. O Comitê afirmou em uma declaração em janeiro que “nenhum atleta deve ser impedido de competir apenas por causa de seu passaporte”.
A Ucrânia e outros países têm se oposto à posição do COI, com algumas entidades esportivas cancelando suas competições internacionais.
A decisão da OCA poderia ajudar os atletas da Rússia e da Bielorrússia a se qualificarem para os Jogos de Paris de 2024.
A cidade chinesa de Hangzhou está programada para sediar os Jogos Asiáticos de 23 de setembro a 8 de outubro. O evento foi adiado em um ano devido à disseminação do coronavírus no país.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am