O governo dos EUA informou que o secretário de Estado, Antony Blinken, e o alto diplomata chinês, Wang Yi, concordaram em manter canais abertos de comunicação nas próximas semanas e meses.
O Departamento de Estado dos EUA emitiu uma declaração depois que as duas autoridades se encontraram em Jacarta, na Indonésia, na noite de quinta-feira (13), à margem das negociações relacionadas à Associação das Nações do Sudeste Asiático, Association of Southeast Asian Nations – ASEAN.
A declaração diz que a reunião “foi parte dos esforços contínuos para manter canais de comunicação abertos… para gerenciar a concorrência de forma responsável, reduzindo o risco de percepções e cálculos errôneos”.
Ele também diz que Blinken “enfatizou a importância de manter a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan”.
O Ministério das Relações Exteriores da China afirma que Wang explicou a posição de Pequim em relação a Taiwan e alertou que os EUA não devem minar a soberania e a integridade territorial da China.
Washington e Pequim mantiveram, recentemente, um diálogo de alto nível, com o enviado climático dos EUA, John Kerry, previsto para chegar à China no domingo (16). Mas a linha direta militar entre os dois países continua cortada.
A questão agora é se as relações bilaterais tensas começarão a melhorar no período que antecede a eleição presidencial de Taiwan em janeiro.
- Astronauta japonês retorna à Terra após 5 meses na ISS - 10 de agosto de 2025 5:17 am
- Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira - 10 de agosto de 2025 3:04 am
- Trump e Putin se reunirão no Alasca para discutir Ucrânia - 10 de agosto de 2025 2:54 am