Alto diplomata chinês se reuniu com ministros das relações exteriores da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e disse que Pequim continuará a trabalhar para chegar a um acordo sobre um código de conduta no disputado Mar do Sul da China.
Wang Yi conversou com seus colegas em Jacarta durante uma série de reuniões da ASEAN na quinta-feira (13).
Wang expressou a disposição de Pequim de fortalecer as relações com os países da ASEAN, já que tanto a China quanto os EUA tentam aumentar sua presença na região.
Em seu discurso de abertura na reunião, ele disse que, como a situação internacional está passando por mudanças complexas e profundas, a China quer “valorizar as conquistas da cooperação mútua com a ASEAN”.
Wang também mencionou que Pequim quer trabalhar para chegar a um acordo sobre um código de conduta no Mar do Sul da China “o mais rápido possível”.
A China e os países da ASEAN estão negociando o código há anos. Alguns membros da ASEAN têm disputas territoriais com Pequim na área e estão preocupados com o aumento das atividades marítimas da China na região.
Enquanto isso, o ministro das relações exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, também se reuniu com seus colegas da ASEAN.
Observadores dizem que Moscou pretende compensar o atrito com os países ocidentais fortalecendo sua cooperação com as nações da ASEAN.
A OTAN e o G7 estão unificados no apoio à Ucrânia, mas a maioria dos países da ASEAN não aderiu às sanções ocidentais contra a Rússia por sua invasão.
A ASEAN realizará reuniões até esta sexta-feira (14).
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm
















