A TSMC, a maior fabricante de chips do mundo, abriu um centro global de pesquisa e desenvolvimento (P&D)em Taiwan, uma indicação de que manterá seu local principal para o desenvolvimento de semicondutores de ponta.
O centro foi inaugurado na sexta-feira (28), na cidade de Hsinchu, no norte do país. Suas instalações têm 10 andares acima do solo e sete abaixo, com um espaço total de 300.000 metros quadrados.
A TSMC afirma que mais de 7.000 engenheiros começarão a trabalhar nas novas instalações até setembro, para desenvolver tecnologia de ponta de chips de 2 nanômetros e até menores.
A equipe também explorará novos materiais semicondutores.
O CEO C.C. Wei disse na cerimônia de abertura: “Queremos usar essa oportunidade para dizer a todo o povo de Taiwan que a TSMC está determinada a permanecer enraizada em Taiwan”.
Ele disse que a TSCM vem construindo várias linhas de produção em todo o mundo em resposta às solicitações dos clientes. Ele se referiu às fábricas planejadas pela empresa nos Estados Unidos e no Japão. “Mas”, acrescentou, “também ouvimos vozes profundamente preocupadas perguntando se a TSCM já transferiu seu núcleo para o exterior”.
O primeiro-ministro taiwanês, Chen Chien-jen, disse à reunião que as empresas do setor de semicondutores estão em uma corrida de P&D e que um concorrente deve permanecer na liderança.
Chen prometeu apoio para treinar trabalhadores altamente qualificados e garantir recursos de eletricidade e água.
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am
- Enchentes-relâmpago matam mais de 40 na Caxemira indiana - 16 de agosto de 2025 1:34 am
- Simulação de caça a ursos é realizada em Sapporo - 16 de agosto de 2025 1:27 am